Salário Maternidade – Entenda como Funciona e como Solicitar Online

As mulheres que são contribuintes do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) têm direito a salário maternidade, o qual está previsto através da lei n° 8.213/1991.

Claro que para poder usufruir do benefício social será necessário preencher alguns requisitos que são determinados pelo INSS e realizar um cadastro, que atualmente pode ser feito de forma 100% online.

Caso você necessite solicitar este benefício, ou conheça alguém que tenha direito ao mesmo, confira o nosso conteúdo de hoje, pois iremos apresentar um passo a passo completo para fazer esse tipo de solicitação pela internet e sem nenhum mistério.

Como Funciona este benefício?

Geralmente, quando um bebê está por chegar em um família isso acaba gerando muitas expectativas e ansiedade. Isso porque as mulheres passam 9 meses aguardando a chegada do bebê.

Quando as mulheres exercem algum tipo de atividade laboral, elas precisam pensar que, quando chegar perto de dar a luz, precisarão se retirar de suas atividades para o parto.

No Brasil, a licença maternidade é um direito garantido em lei e isso permite que as mulheres que sejam asseguradas do INSS, possam solicitar salário maternidade.

Salário Maternidade

O auxílio maternidade acaba convertendo-se em uma alternativa de ajuda para as gestantes, garantindo que após o parto, tenham um auxílio financeiro necessário para pagamento das despesas básicas da família, e principalmente com o bebê.

O salário maternidade poderá ser retirado logo após os 28 dias de nascimento do bebê e pode se pago por um período médio de 120 dias.

Se uma mulher estiver desempregada, mas tiver o tempo mínimo de carência do INSS, que é de 10 meses de contribuição, esta terá direito de receber o benefício normalmente.

Você gostará de ler também:

Como solicitar Salário Maternidade

Com a função da pandemia advinda do novo coronavírus, muitos processos e encaminhamentos feitos pelo INSS de modo presencial, passaram a ser disponibilizados pela internet.

Com o encaminhamento do salário maternidade não seria diferente, e para lhe ajudar a compreender como se dá o processo online, é só seguir o passo a passo abaixo:

PASSO 1 – O primeiro passo que você deverá dar será entrar no site oficial do MEU INSS, ou baixar a versão em aplicativo, a qual se encontra disponível nas principais plataformas de aplicações para celulares Android e iOS.


PASSO 2 – Entrando no sistema, você deverá conferir as regras e condições para poder solicitar este tipo de benefício.


PASSO 3 – Pode ser que você tenha que fazer cadastro no sistema, preenchendo um formulário de requerimento. Caso já tenha entrado neste aplicativo em outro momento é só fazer o seu Login.


PASSO 4 – Entrando no MEU INSS, você deverá clicar no item “Agendamentos/Solicitações”.


PASSO 5 – Na sequência, você deverá clicar em “Novo Requerimento”.


PASSO 6 – Após isso, você deverá clicar no serviço que você deseja solicitar, que neste caso é o cadastro para recebimento do salário maternidade.


PASSO 7- O sistema pedirá que você atualize as suas informações e a seguir, clique em AVANÇAR.


PASSO 8 – Faça o preenchimento de todos os campos necessário e anexe os documentos solicitados.


PASSO 9 – Finalizado o anexo dos documentos, clique para enviar e aguarde, pois dentro de poucos dias úteis poderá saber seu pedido por autorizado, ou não.

Quem pode solicitar o salario maternidade?

Poderão vir a solicitar este tipo de auxílio do INSS todas aquelas mulheres que precisam se afastar de suas atividades laborais, em detrimento do nascimento de um filho.

Salário Maternidade

Esse tipo de auxílio pode ser solicitado até mesmo por aquelas mulheres que tenham adotado alguma criança. Além disso, as mulheres também poderão solicitar o benefício em casos de aborto  que seja autorizado judicialmente.

Qual é o valor pago pelo benefício?

Depois que o seu pedido é feito e o salário maternidade é aprovado pelo INSS, o pagamento do benefício poderá ser feito em até 120 dias.

O cálculo feito pelo INSS para pagar as beneficiárias do programa é feito de acordo com o vínculo empregatício que a nova mamãe possuía e também com base em sua condição atual como assegurada do INSS.

Salário Maternidade

Por exemplo: no caso de mamães que trabalhavam como empregas ou empregadas avulsas, por determinação legal, o valor pago deverá ser correspondente ao valor integral recebido em um mês de trabalho.

No caso de asseguradas especiais do INSS, estas poderão receber um valor mensal no valor de um salário mínimo.

As mulheres que façam contribuições individuais junto ao INSS, terão direito de receber o benefício, caso tenham feto pelo menos 10 contribuições, antes mesmo do nascimento do filho.

Como acompanhar meu pedido de salário maternidade?

Para que você possa ficar sempre por dentro das atualizações do seu pedido de auxílio maternidade, basta fazer login no site oficial, ou na aplicação para celular com periodicidade.

Salário Maternidade

Para isso, clique no item “Consulta de situação de benefício” que estará na guia de serviços da plataforma do MEU INSS. Feito isso, é só clicar em ACOMPANHAR PEDIDO.

E aí? O nosso conteúdo de hoje foi útil para você? Deixe seu feedback nos comentários!

 

Deixe um comentário